iBuyer – Entenda o que é e como funciona - Top Space


A necessidade de otimizar os processos e elevar a eficiência de uma das maiores indústrias do Brasil, aliada à expansão da tecnologia e às novas demandas do consumidor em sua jornada de compra fazem com que a transformação do mercado imobiliário seja cada vez mais constante. Com o objetivo de trazer mais liquidez ao setor, dando fim às transações imobiliárias complexas, lentas e estressantes, uma nova forma de negócio cresce no Brasil: é o iBuyer (do termo em inglês instant buyer – que significa comprador instantâneo).


O que é iBuyer?


Já existem variações do modelo iBuyer operando pelo mundo, principalmente nos Estados Unidos, cada um com suas especificidades e suas diferenças. Atualmente, Opendoor, Offerpad, Knock e Zillow Offers são as principais referências nesse tipo de negócio, com uma previsão de receita de até US$ 22 bilhões em 5 anos apenas no Zillow.
No geral, iBuyer é um modelo de compra e venda no qual uma empresa utiliza tecnologia, inteligência e dados para fazer uma oferta a um imóvel, o que acaba por maximizar o número de transações imobiliárias e aumenta a liquidez do mercado.

Como o iBuyer funciona?


Sob o modelo iBuyer encontrado no Brasil, mais especificamente no modelo doGrupo ZAP – líder do setor imobiliário do país – através de tecnologia e informação, a empresa avalia os imóveis, faz uma oferta ao vendedor e, em caso de aceite, efetua sua compra, reforma e os coloca novamente à venda.
Neste modelo, corretores e imobiliárias serão os responsáveis pela indicação de imóveis com bom potencial de venda e a empresa interessada irá analisar a propriedade com base em dados para fazer ou não uma proposta ao vendedor. O imóvel é analisado levando em consideração dados sobre oferta, demanda, características e a complexidade em sua reforma.

“Temos o maior banco de dados de oferta e demanda do mercado imobiliário, equipes de data scientists e especialistas em machine learning. Conectando os dados ao time com capacidade analítica robusta, podemos entender os valores de mercado dos imóveis. Dessa forma, podemos tomar decisões racionais para fazer ofertas rapidamente, ou seja, sermos iBuyers”.
Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP

Como continuidade do negócio, a empresa realiza as tramitações para a compra e efetua o pagamento integral à vista para o proprietário, que irá pagar a comissão aos profissionais do mercado imobiliário de forma mais ágil.


Vantagens do iBuyer para os negócios imobiliários


Entre os pontos positivos mais fortes para o mercado imobiliário, o iBuyer deve trazer, em primeiro lugar, uma maior liquidez ao setor. No exemplo mais atual disso, apenas nos primeiros 12 meses do negócio, o Grupo ZAP pretende adquirir de 200 a 300 imóveis nos principais centros urbanos do país.
Como no Brasil cerca de 50% dos pedidos de financiamento imobiliário são reprovados pelas instituições financeiras, com o iBuyer também é possível afirmar que menos imóveis ficarão “parados” devido à reprovação do crédito para seus clientes. No modelo iBuyer, o bem é comprado à vista com o aporte da empresa interessada no imóvel.
Em segundo lugar, porém não com menos importância, a transparência nos negócios imobiliários brasileiros tende a sentir as principais consequências positivas desse novo modelo de negócio: com a informação mais certeira sobre as transações, será possível ser mais assertivo também na precificação dos imóveis, ajudando profissionais do mercado e proprietários no momento de definir o preço certo e, assim, diminuindo o tempo nas negociações.
Por último, também espera-se que o iBuyer traga uma redução drástica no tempo da jornada de compra de imóveis no país, que atualmente é de cerca de 468 dias. Com o novo modelo de negócio, é possível que esse tempo diminua em até 10 vezes.


Vantagens do iBuyer para os proprietários de imóveis


Para os proprietários de imóveis comprados no modelo iBuyer, há uma série de conveniências:
·         Não será preciso mais se preocupar em reformar o imóvel para vendê-lo;
·         Não haverá taxas de venda;
·         Não existirá risco na depreciação do imóvel;
·         Devido à simplificação das transações, o tempo de venda do imóvel poderá ser 10 vezes mais rápido;
·         Devido ao menor tempo do imóvel “parado”, o proprietário irá pagar condomínio e IPTU por menos tempo.


Qual o papel dos profissionais do mercado imobiliário no iBuyer?


Ao contrário de algumas empresas no exterior, no Brasil, o Grupo ZAP, por exemplo, fará parceria com agentes imobiliários e corretores independentes que farão a indicação dos imóveis para a empresa e, caso o negócio aconteça, eles são comissionados.

“A iniciativa tem tudo para dar certo porque as empresas envolvidas nela garantem mais confiança nos processos, mais ética nas relações e segurança nas transações. Isso não só aumenta vendas no curto prazo como também constrói um mercado mais saudável”.
Douglas Benazzi – Broker da RE/MAX Flow

A necessidade do consumidor em ter mais agilidade na sua compra ou venda aliada à necessidade de maior liquidez, transparência e eficiência nos negócios faz com que o iBuyer tenha tudo para ser o maior avanço da transformação digital no mercado imobiliário. Fique atento a esse assunto e não deixe de acompanhar essa grande novidade nos negócios imobiliários nos próximos meses.

Você já conhecia o modelo iBuyer? Acredita que ele vai trazer crescimento e liquidez aos negócios imobiliários no Brasil?

Fonte: Conectaimobi

Nenhum comentário:

Postar um comentário