IMÓVEL NOVO OU USADO? - Top Space

IMÓVEL NOVO OU USADO?

Compartilhar


Após a decisão de comprar um imóvel, surge a grande dúvida: novo ou usado? Apesar das características positivas de cada opção, elas possuem diferenças importantes, que devem ser bem pesadas antes da aquisição final.

Em geral, no imóvel novo você tem a vantagem de ser o primeiro morador, de poder escolher o andar de residência e de possuir uma área comum completa. Já o imóvel usado é por vezes mais amplo, possuindo uma estrutura mais antiga e uma taxa de condomínio geralmente mais cara.

Mas como isso não é tudo, e visando simplificar o seu processo de escolha, a Top Space reuniu aqui as principais características presentes em cada opção. Confira, abaixo, todos os pontos negativos, mas também as grandes vantagens que tornam o imóvel atrativo na hora da compra:

Imóveis novos

Vantagens

Projeto e itens de lazer: os projetos atuais de lançamento incluem modernidades que tendem a valorizar o imóvel, como salão de jogos, academia, lan houses, piscinas e mais vagas de garagem. Os apartamentos possuem acesso para o ar-condicionado e tomadas em maior número, que atendem às normas regulamentadoras do Conmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Sua planta, em geral, é concebida de maneira inteligente, de modo a valorizar cada parte do imóvel.     ­

Desvantagens

Preço: além da dificuldade de se negociar com o proprietário e as construtoras, o preço de um imóvel novo chega a ser até 30% maior do que um usado, no mesmo padrão. Em geral, os corretores trabalham com um preço tabelado e rígido.

Tamanho: plantas de imóveis novos, geralmente, são menores do que a dos imóveis usados, apesar de melhor aproveitadas. Em edifícios com mais de quinze anos, um apartamento de três dormitórios possui, em média, 120 m², enquanto imóveis novos têm apenas 80m².

Imóveis usados

Vantagens

Preço: em geral, imóveis usados permitem uma boa margem de negociação, além de serem significativamente mais baratos. Acontece também, neste caso, de o proprietário precisar vender o bem para o pagamento de uma dívida, para a mudança de residência ou para investimentos em imóveis ou outros negócios.

Tamanho: item de desvantagem para o imóvel novo, no imóvel usado o tamanho é sempre um fator de atração. Plantas e ambientes espaçosos são muito comuns em imóveis antigos.

Desvantagens

Condições do imóvel: Manutenções sempre são necessárias quando o imóvel é antigo: a atenção às suas condições é fundamental. Verifique sempre a parte elétrica e hidráulica, as portas e demais objetos de madeira, possíveis infiltrações, rachaduras, manchas nas paredes, o estado da pintura, etc. Em caso de apartamento, fique bem atento às condições do condomínio, e não somente ao imóvel em si. Se alguns problemas forem detectados, faça um cálculo cuidadoso dos custos de reparo e analise bem se a compra vale a pena.

Reforma: imóveis antigos, geralmente, são mais espaçosos, mas poucos possuem uma planta bem aproveitada, semelhante aos padrões atuais. Caso o imóvel não atenda ao seu gosto, calcule os gastos com a reforma e a leve em conta na hora da aquisição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário