ENTREGA DAS CHAVES E VISTORIA - Top Space

ENTREGA DAS CHAVES E VISTORIA

Compartilhar



A entrega das chaves é o momento mais gratificante para quem adquire um imóvel. Em regra, ela pode ser negociada na proposta, mas geralmente é feita após a liberação, pelo banco, do valor de financiamento para o antigo proprietário ou construtora.

No caso das construtoras, a entrega pode acontecer no registro de imóveis, com pequenas variações, dependendo da empresa.

No caso dos imóveis usados, com uma margem maior de negociação, as chaves são entregues na assinatura do contrato ou na entrada do registro. É possível, ainda, combinar um prazo mais flexível para a saída do antigo proprietário do imóvel (até 60 dias após a aquisição).

O mais importante, porém, antes da retirada das chaves, é a vistoria completa do imóvel. Ciente disso, e para evitar surpresas desagradáveis na hora da mudança, listamos abaixo algumas dicas essenciais que devem ser levadas em conta no momento da vistoria. Confira!

Agendamento: para realizar uma vistoria criteriosa, marque a visita para um dia tranquilo. Muitos compradores se deixam levar pela emoção, esquecendo de lançar um olhar crítico sobre o imóvel. Para aqueles que não se sentem seguros, o indicado é chamar um conhecido para ajudar, ou contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço.

Tenha o memorial descritivo em mãos: item de suma importância, o memorial descritivo ajuda o cliente a checar se todos os materiais aplicados seguem as especificações. Também é aconselhável levar os folders e materiais promocionais, pois eles servem como base na hora da vistoria.

Esquadrias de alumínio/madeira: avalie visualmente as janelas e portas, verificando se não existem arranhões e danos na pintura. Teste bem seu funcionamento, abrindo-as e fechando-as, e exija a entrega de todas as chaves dos recintos. Como é difícil testar se há vazamento nas esquadrias, a dica é fechar todas as venezianas e deixar os cômodos escuros. Deste modo, podemos notar se há algum ponto onde a luz passa mais intensamente, algo que possa comprometer a vedação e gerar vazamentos nos dias de chuva.

Instalações Elétricas: é sempre difícil checar as instalações elétricas, já que o medidor de energia ainda não está instalado. Mesmo assim, deixe bem claro, no relatório de check-list da construtora, que elas não foram verificadas pelo fato de a energia não estar funcionando.

Instalações Hidráulicas: para conferir se há vazamentos nos sifões, abra todas as torneiras, deixando a água sair por dois minutos. Nas descargas sanitárias, acione-as para verificar se a vazão de água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência, confirmando o seu bom funcionamento.

Revestimentos cerâmicos e Rejuntes: confira visualmente se não há peças danificadas, com rachaduras, trincas ou manchas. Verifique também se estão bem assentadas, sem descontinuidade e desníveis, e ainda se não há peças com tons diferentes. Geralmente, o ponto mais problemático dos rejuntes é na borda dos ralos, pelo contato constante com a água. Hoje em dia, nas construções, costuma-se utilizar um ralo anti-infiltração, que possui um “chapéu” protetor para evitar o desgaste do rejunte.

Contrapiso: para verificar as condições do contrapiso, basta bater a cerâmica com um cabo de vassoura, procurando distinguir algum “som cavo” que revele uma perda de aderência. Se houver uma perda de aderência da cerâmica e contrapiso com o substrato, pode acontecer um futuro deslocamento das peças, bem como uma fragilidade da cerâmica a impactos mecânicos.

Pintura: é importante conferir a planicidade das paredes, tentando visualizar se há pontos formadores de sombra. Em caso de falhas na pintura, como manchas, deve-se solicitar a devida correção. O ideal é fotografar todos os locais de reparos, relatando a situação no check-list da construtora.

Vaga de Garagem/ Escaninho: com o auxílio de uma trena, verifique o tamanho da sua vaga de garagem. A maioria dos clientes não confere se as medidas da vaga e do escaninho procedem com o que foi adquirido.

Check-List: ao término da vistoria, confirme no check-list se todas as solicitações estão anotadas, não deixando de tirar uma foto do documento. Quando visitar o imóvel na segunda vez, leve a cópia fotografada e a utilize como guia: é sempre mais prudente do que confiar apenas na memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário